Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ó Menina

Notas de uma menina que, por acaso, trabalha num call center

Ó Menina

Notas de uma menina que, por acaso, trabalha num call center

Overshoot day

ó menina, 29.07.19

Hoje, a humanidade terá esgotado os recursos naturais que o planeta é capaz de renovar em 2019, de acordo com a Global Footprint Network, organização internacional pioneira no cálculo da Pegada Ecológica.
A Pegada Ecológica contabiliza toda a área biologicamente produtiva necessária para suportar as necessidades de um individuo ou a população de uma dada região em termos de alimentação, fibras, produtos florestais, sequestração de carbono e área para infraestruturas. Atualmente, as emissões de carbono representam 60% da Pegada Ecológica da humanidade.
Nos últimos 20 anos essa data já se antecipou 3 meses, calhando a 29 de julho este ano, a data mais recuada desde que o planeta entrou em défice ecológico no início dos anos 70. Por outras palavras, atualmente, é exercida uma procura 1.75 vezes superior à capacidade de regeneração dos ecossistemas, ou seja, anualmente a humanidade usa os recursos equivalentes de 1.75 planetas Terra. A sobrecarga é possível porque estamos a esgotar o capital natural do nosso planeta, comprometendo ainda mais a capacidade regenerativa no futuro. Os custos deste excesso estão a tornar-se cada vez mais evidentes em todo o mundo, sob a forma de desflorestação, erosão dos solos, perda de biodiversidade e acumulação de dióxido de carbono na atmosfera, levando a alterações climáticas e a secas, incêndios e furacões cada vez mais graves.


O overshoot day português foi a 26 de Maio. 

Para saber mais clique aqui

How_many_Earths_2019_English_medium-768x1325.jpg

 

12 comentários

Comentar post